quinta-feira, 4 de agosto de 2016

SWITCH

      O Switch é um equipamento que opera analogicamente a uma bridge, segmentado redes, e permitindo que muitas redes locais se comuniquem entre si, com o tráfico segmentado, ao mesmo tempo, duas a duas. O switch atua no mesmo nível de bridge no modelo OSI (nível 2 de enlace) e funciona fazendo a conexão entre uma rede e outra por uma matriz de comutação.

    Como ele possui várias portas, conectadas de forma matricial, é possível ligarmos vários segmentos de redes Ethernet, por exemplo, permitindo que todos os segmentos se comuniquem entre si isoladamente 

Características e forma de operação do switch: 


  • O Switch recebe o pacote de dados (frame Ethernet, por exemplo), lê o endereço de destino (endereço MAC) e envia para a porta do segmento de rede que corresponde ao endereço de destino. Esse chaveamento demora cerca de 40 milissegundo, sendo mais rápido que router devido a não ter de tratar protocolos.



  • A comunicação é baseada no endereço MAC (Medium Access Control), controlada por meio de tabela dos endereços das portas pelo algorítimo spanning-tree. Normalmente os dados transportados dentro do frame Ethernet são pacotes do protocolo IP. 


  • O switch funciona como uma matriz de comutação de alta velocidade, feita com hardware, analogicamente às centrais telefônicas.


  • O throughput interno ou tráfego dos dados na matriz de comutação do switch é na faixa de Gigabits/segundo, o que indica a capacidade de tráfego de de centenas de milhares de pacotes por segundo.


  • As portas de ligação no switch podem ser para fibra óptica, par trançado (RJ-45), coaxial, AUI, dependendo dos tipos de cabeamento e das redes que desejamos ligar o switch.
Switch Cisco layer 2 Catalyst 48 portas

Um comentário: