Os endereços IP que trafegam nos equipamentos da rede Internet ou nas redes locais são difíceis de lembrar endereços IP para poder acessar site na Internet, foi desenvolvido uma equivalência de nomes aos endereços IP. A cada nome de site na Internet é associado o seu IP correspondente. Esses nomes são chamados de domínio. Assim, os acessos passam a ser feito por nomes, os quais conhecemos com www.nome.yyy, para facilitar. Um exemplo de domínio é www.empresaxyz.com.br.
Para que os dados percorram a rede e os endereços sejam entendidos por ela, é preciso traduzir o nome de domínio (www) para o seu respectivo endereço IP numérico. Quem daz isso são servidores DNS que possuem tabelas de conversão e ficam nos provedores de acesso de acesso à Internet ou em outros pontos da rede, assim como também em servidores DNS de Intranets dentro da empresa
O DNS é o sistema de tradução de domínios (www) para os seus respectivos endereços IP que trafegam na rede. Os nomes e endereços IP ficam em tabelas em banco de dados nos servidores DNS. O DNS gerencia e traduz nomes dos domínios .edu; .com; .net; .gov; versus os endereços IP correspondente.
Na Internet existem vários servidores DNS interligados logicamente numa estrutura hierárquica a servidores DNS centrais (root). Toda rede deve ter servidor DNS, que lê um nome de domínio (www) e descobre o seu endereço IP correspondente. Se um determinado servidor DNS não possuir procurar e colsutar em outros servidores DNS espalhados pela rede.
Nenhum comentário:
Postar um comentário