quinta-feira, 4 de agosto de 2016

BACKBONES

   Chamamos de backones uma estrutura de conexões de rede. Interligação das redes locais de um prédio com os cabos e equipamentos é um backbone de redes locais. Os links de comunicação e roteadores utilizados na interligação de rede externa de uma empresa é um backbone de rede corporativa. Assim, a denominação de backbone é dada aos meios de transmissão e equipamentos de interligação de rede como switches, roteadores e gateways. 


Backbone colapsado 


   Neste tipo de backbone temos um equipamento switch central para qual convergem as conexões dos hubs ou switches departamentais das redes locais da empresa. As conexões das redes locais ao switch central são feitas por meio de cabos de fibras ópticas que permitem altas taxas de transmissão.

Backbone distribuído


   Neste tipo de arquitetura de conexão, os roteadores ou switches são departamento e são interligados, mas não convergem para um equipamento central. Essa arquitetura é utilizada no caso de ter dados distribuídos pelos departamentos da empresa e não centralizado.


Backbone sequencial


   Neste os switches são ligados em anel na mesma arquitetura de uma rede Token-Ring.


Conseguir alta velocidade em backbones


     O backbone é espinha dorsal da rede e possui canais de alta velocidade para interligar os equipamentos. Roteadores e switches são interligados por canais de alta velocidade tanto na conexão das redes internas como nas redes externas.

    Na interligação de redes locais dentro de um prédio utilizam-se tecnologias como Gigabit Ethernet ou FDDI. FDDI (Fiber Data Distribuition Interface) é uma tecnologia consolidada com uma grande base instalada e permite velocidade de 100Mbps, utilizando-se de fibra ópticas como meio de transmissão, o que permite um longo alcance e grande qualidade na transmissão sendo utilizada na interligação de prédios e campus. As especificações do FDDI foram desenvolvidas pela ANSI (American National Standards Instituite).

      O FastEthernet e o Gigabit Ethernet também permitem velocidade de 100Mbps e 1Gbps e utilizam o mesmo método acesso Ethernet.






2 comentários: