sexta-feira, 29 de julho de 2016

PROTOCOLOS DE REDES E PROTOCOLO OSPF


Protocolos de Redes


Protocolo é o conjunto de regras sobre o modo como se dará a comunicação entre as partes envolvidas. Protocolo é a "língua" dos computadores, ou seja, uma espécie de idioma que segue normas e padrões determinados. É através dos protocolos que é possível a comunicação entre um ou mais computadores. Os protocolos de rede nasceram da necessidade de conectar equipamentos de fornecedores distintos, executando sistemas distintos, sem ter que escrever a cada caso programas específicos. Ambos os computadores devem estar configurados com os mesmos parâmetros e obedecer aos mesmos padrões para que a comunicação possa ser realizada sem erros.


Protocolo OSPF


A sigla OSPF, em inglês, é acrônimo para Open Shortes Path First. O Open que precede Shortes Path First significa que é um protocolo aberto, isto é, de domínio público, padronizado pela IETF (Internet Engineering Task Force), é um protocolo independente de fabricantes.
O protocolo OSPF utiliza-se do algoritmo SPF, que tem como principal vantagem é que os cálculos realizados por ele consideram a largura de banda na determinação da métrica para rotas, diferentemente dos protocolos distance vectorUma das grandes vantagens operacionais do OSPF é o fato dele trabalhar com atualizações incrementais, ou seja, finalizando o processo de sincronização inicial, um router OSPF apenas enviará atualizações para seus vizinhos quando alteração na rede for detectada. E apenas a informação adicional será encaminhada via multicast, para os routers vizinhos e não mais a tabela completa, como fazia o RIP. Isso traduz em menor tempo de convergência da rede e uma grande economia de largura de banda.

O único critério adotado pelo OSPF durante o processo de seleção da melhor rota para uma rede remota é custo. Quanto menor o custo, melhor o caminho. O custo é inversamente proporcional à largura de banda de um link, ou seja: quanto maior a largura de banda, menor será o custo equivalente.


quinta-feira, 28 de julho de 2016

ROTEAMENTO E ROTEADORES DE REDES

ROTEADORES 


O roteamento é a principal forma utilizada na Internet para a entrega de pacotes de dados entre hosts (equipamentos de rede de uma forma geral, incluindo computadores, roteadores etc.). O modelo de roteamento utilizado é o do salto-por-salto (hop-by-hop), onde cada roteador que recebe um pacote de dados, abre-o, verifica o endereço de destino no cabeçalho IP, calcula o próximo salto que vai deixar o pacote um passo mais próximo de seu destino e entrega o pacote neste próximo salto. Este processo se repete e assim segue até a entrega do pacote ao seu destinatário. No entanto, para que este funcione, são necessários dois elementos: tabelas de roteamento e protocolos de roteamento.



ROTEADORES DE REDES


Roteador é o equipamento físico que faz a interligação entre redes distintas, e longas distancias, são esses roteadores que fazem com que a internet aconteça, são vários roteadores interligados pelo mundo inteiro fazendo assim uma comunicação em massa. Mas eles também são utilizados para interligações entre empresas de médio e grande porte, onde se podem fazer comunicação entre matriz e filial. Um roteador pode ser tanto um dispositivo dedicado, quanto um PC com duas ou mais placas de rede rodando um sistema operacional com suporte a esta função.